Calendário de Tours Colaborativos

Além dos roteiros que podem ser agendados, nós também oferecemos com regularidade roteiros em sistema colaborativo! Você pode verificar a agenda e se juntar ao grupo!

 

A agenda de Setembro está no ar! Veja abaixo detalhes de todos os passeios. Clique nos eventos para confirmar sua presença!

Compartilhe com os amigos!

02/09, Sábado, 9h: De Santo Antônio a São Bento
Ponto de encontro: Relógio do Largo da Carioca
https://www.facebook.com/events/1923925881263586/

O roteiro começa no Largo da Carioca, centro popular da cidade desde o Brasil Colônia. Visitaremos a Igreja do Convento de Santo Antônio, de onde teremos uma bela vista para o Centro Histórico. Seguiremos em direção à Praça XV, passando pelo último oratório público ainda existente no Rio de Janeiro e pela antiga catedral da cidade, onde imperadores foram coroados e que guarda os restos mortais de Pedro Alvares Cabral. Visitaremos a Candelária, que de pequena ermida tornou-se a mais grandiosa igreja da cidade. De lá seguiremosaté o Mosteiro de São Bento, conhecendo internamente essa joia do barroco brasileiro.

03/09, Domingo, 10h: Quando o Rio era Paris
Ponto de encontro: Escadaria do Theatro Municipal
https://www.facebook.com/events/416764842058213/

O charme da Belle Époque em um passeio imperdível! Venha conosco caminhar por região profundamente transformada no início do século XX para se tornar a Paris dos trópicos!

Nosso roteiro começará na Cinelândia, centro da grande reforma urbana encomendada que passou a ser conhecida como ‘Reforma Pereira Passos’. Veremos os mais importantes exemplos da arquitetura eclética francesa já construídos no Rio e entenderemos os motivos que levaram o Presidente Rodrigues Alves a encomendar tantas alterações na então capital do Brasil. De lá seguiremos pela região da outrora ‘Avenida mais bela do mundo’, a Avenida Beira Mar, para falarmos sobre as grandes obras para a Exposição Universal, e seguiremos até a Praça Paris, herança simbólica de grande importância desses anos em que o Rio namorava a capital francesa.

07/09, Quinta-feira, 10h: Santa Teresa
Ponto de encontro: Largo dos Guimarães
https://www.facebook.com/events/1740682092628135/

A HCTUR traz um dos roteiros mais pedidos pelos cariocas: um tour a pé pelo bairro de Santa Teresa! A historiadora Priscila Monteiro irá apresentar a história e os atrativos desse bairro que foi refúgio da aristocracia carioca e hoje é o polo artistico e festivo do Rio de Janeiro.

09/09, Sábado, 10h: A Rua Larga
Ponto de encontro: Igreja da Candelária
https://www.facebook.com/events/178088272752451/

Através das antigas ruas Larga e Estreita de São Joaquim, descubra a história dessa região do Centro que se transformou profundamente, sem perder sua essência e sua carioquice. Venha conosco conhecer o Largo de Santa Rita, o bucólico Beco das Sardinhas, a primeira sede do Governo Federal e muito mais!

10/09, Domingo, 14h: Museu Nacional de Belas Artes
Ponto de encontro: Entrada principal do Museu
https://www.facebook.com/events/173211349908861/

Venha conosco fazer uma viagem pela história do Brasil através de um dos mais importantes acervos artísticos do país: o Museu Nacional de Belas Artes e sua exposição de arte brasileira dos séculos XIX e XX. A HCTUR preparou uma visita mediada com atenção aos detalhes e informações para tornar sua visita inesquecível!

16/09, Sábado, 10h: Lapa e Glória, cheias de história
Ponto de encontro: Sala Cecília Meireles
https://www.facebook.com/events/716225211894458/

Venha conhecer a história dos bairros da Lapa e da Glórias, do Rio Colonial aos tempos modernos. Construções seculares, moradores ilustres e grandes intervenções na paisagem da cidade estão em nosso roteiro.

17/09, Domingo, 10:30h: Rio de Glórias
Ponto de encontro: Museu da República
https://www.facebook.com/events/274813799671664/

De jardins do tempo do império até o modernismo de Burle Marx descubra paisagens e intervenções que contam a história da cidade. O ponto de partida desse passeio é o Palácio do Catete, chamado também de Museu da República, onde se pode conhecer seus jardins e as histórias dos presidentes da república que por ali passaram.

24/09, Domingo, 10h: Redescobrindo o Rio Carioca
Ponto de encontro: Igreja de São Judas Tadeu
https://www.facebook.com/events/260032634508961/

Outrora a principal fonte de água doce da cidade, o Rio Carioca foi desviado, canalizado e posteriormente, coberto por ruas. Hoje, com uma fração do volume de água de outros tempos, ele só pode ser visto em 3 pontos. O primeiro deles, a nascente, na Floresta da Tijuca, as margens do caminho do Trem do Corcovado. Depois, logo após a encosta, onde começa o bairro do Cosme Velho.

É nesse ponto que começa o nosso tour, diante de uma visão do que resta do Rio. Dali, iremos percorrer seu trajeto, falar sobre sua história e importância, e admirar as construções históricas erguidas diante da calha do Rio Carioca.

Nosso passeio termina na foz do Rio, onde poderemos ver claramente as imensas transformações que a cidade – e o próprio rio – sofreu durante quase 500 anos de história.

30/09, Domingo, 14h: Morro da Conceição
Ponto de encontro: Edifício RB1 – Av.Rio Branco, 1
https://www.facebook.com/events/1425953120774721/

Venha conhecer o Morro da Conceição e saber mais com a historiadora e professora Priscila Monteiro sobre o Cais do Valongo, a Pedra do Sal, o nascimento do samba aos pés do Morro e muito mais!

01/10, Domingo, 9:30h: Orla Flamengo
Ponto de encontro: Praça Luís de Camões – Monumento a São Sebastião
https://www.facebook.com/events/1760917220876778/

O padroeiro do Rio nos recebe para iniciar a caminhada que vai revelar as transformações culturais ocorridas nos bairros que foram os primeiros a serem ocupados na zona sul carioca

No alto se destaca o Outeiro da Glória, uma irmandade religiosa existente desde o século XVIII que encantava a todos os viajantes que chegavam na Baía de Guanabara.

Terminamos no Monumento a Estácio de Sá, fundador do Rio de Janeiro, de onde se pode apreciar uma das vistas mais memoráveis do Rio!